quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Novidade Bertrand

Charles Mason (1728-1786) e Jeremiah Dixon (1733-1779) foram dois agrimensores britânicos, célebres por demarcarem a fronteira que separa a Pensilvânia e o Maryland, conhecida como Linha Mason-Dixon. 
Thomas Pynchon dá nova vida aos dois cientistas, numa história onde encontramos nativos americanos e populações fronteiriças, uma guerra naval, conspirações eróticas e políticas e excesso de cafeína. 
Acompanhamos o percurso deste bizarro par – um deles animado, o outro depressivo; um gótico, o outro pré-romântico – desde a sua primeira viagem juntos ao Cabo da Boa Esperança, até à América pré-revolucionária e de regresso, com estranhas reviravoltas do destino, numa grande viagem ao hemisfério negro do Iluminismo, na qual eles observam e participam nas inúmeras oportunidades de insanidade apresentadas pela Idade da Razão. 

Autor: Thomas Pynchon é o autor de culto de livros como Arco-Íris da Gravidade, V e Vício Intrínseco. Considerado um dos autores mais influentes da atualidade, conquistou um National Book Award e é invariavelmente apontado como um dos favoritos ao Prémio Nobel.

Sem comentários:

Enviar um comentário