sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Guerreiros Medievais Portugueses (Miguel Gomes Martins)

Parte essencial na formação e um nobre, o conhecimento das artes da guerra foi um elemento crucial no decorrer da Idade Média, tempo em que tanto a luta contra os infiéis como as guerras internas justificavam a existência de frequentes confrontos. E, como cada batalha requer líderes e estrategas, surgiram, inevitavelmente, aqueles que, no seu tempo, se destacaram pelos feitos bélicos. É de alguns deles - de quem foram e do que fizeram - que trata este livro.
Sendo esta uma obra que se centra essencialmente nos percursos individuais de um conjunto de figuras, é inevitável que o desenvolvimento do contexto seja relativamente sucinto, ou cada um deles daria um livro, por si só. Isto implica, por um lado, uma enumeração de nomes e datas cujo contexto é explicado essencialmente em relação aos protagonistas. Assim, fica, naturalmente, a vontade de saber mais, mas, ao mesmo tempo, uma certa exigência, quer de tempo, quer de concentração, para assimilar todos os factos.
Por outro lado, mesmo tendo por base os ditos protagonistas, há contextualização mais que suficiente para abranger o todo dos seus percursos individuais. Assim sendo, podem ficar questões em aberto quanto ao contexto global, mas quanto à história das suas figuras centrais - que são, afinal, o cerne deste livro - o texto é, em tudo, esclarecedor.
Nesta perspectiva, é também interessante notar que, apesar do destaque dado aos conflitos e à estratégia - porque é de guerra que se trata - , sobressai também, em certa medida, algo do que caracteriza outro tipo de conflitos (e a base de algumas guerras): os interesses em colisão de nobres, príncipes e clérigos, bem como as acções resultantes dessa divergência.
O que fica, então, desta leitura, é a impressão de uma obra que, apesar de exigente, apresenta uma visão muito esclarecedora e interessante dos principais conflitos medievais - e de algumas das suas figuras mais relevantes. Muito interessante, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário