terça-feira, 27 de maio de 2014

Pecado (Sylvia Day)

Na véspera do seu casamento, Lady Jessica Sheffield apanhou Alistair Caulfield numa situação comprometedora... e o que viu despertou-lhe um lado desconhecido de si, que acabou por contribuir para a felicidade no seu casamento. Mas nunca esqueceu o que viu e, aparentemente, Alistair também não. Agora, passados sete anos, Jessica é uma viúva a tentar lidar com a perda sem comprometer a sua independência. E na viagem para a Jamaica, onde deve resolver a questão da herança que o marido lhe deixou, espera-a também a resolução do seu passado. É que Alistair Cauldfield, além de dono do navio, é também um dos passageiros. E as suas memórias são tão nítidas como as de Jessica...
Centrado, em grande parte no romance entre o casal protagonista, este é um livro que tem como elementos principais a sensualidade e a emoção. O que define o enredo é, portanto, em grande parte a evolução da relação entre os protagonistas, uma relação feita tanto dos grandes momentos de emoção como de uma boa medida de erotismo. E, assim sendo, um dos grandes pontos fortes está precisamente na forma como a autora equilibra estes elementos.
O ponto de partida para a relação dos protagonistas surge como uma experiência passada em comum, experiência essa que não levou imediatamente ao encontro, mas que serve de base para tudo o que acontecerá sete anos depois. Este espaço de tempo cria para os protagonistas uma maior maturidade, o que acaba por ser especialmente interessante tendo em conta o percurso algo atribulado de Alistair. Além disso, ambas as personagens têm passados conturbados, o que, criando pontos em comum, torna a interacção mais natural, também, por vezes, no aspecto físico, mas principalmente na emotividade. As personalidades e experiências de Alistair e Jessica completam-se e, ainda que essa percepção aconteça a um ritmo relativamente pausado, já que há também diferenças a considerar, a evolução do enredo nunca deixa de ser cativante.
Ainda que o foco deste livro esteja em Jessica e Alistair, há também uma história secundária que contribui em muito para tornar a leitura mais interessante. A história de Hester e dos problemas da sua relação conjugal, às quais se acrescenta também um segredo longamente guardado, introduz um elemento de perigo (que podia, talvez, ter sido mais explorado, mas que não deixa de criar tensão) além de evocar a sempre relevante questão da violência doméstica. Além disso, se considerarmos esta parte da história em ligação com o passado das duas irmãs, o percurso de ambas ganha um impacto maior.
Envolvente e pontuado por algumas surpresas, Pecado equilibra as medidas certas de romance e sensualidade, numa história com protagonistas fortes e alguns momentos realmente marcantes. Uma boa história, em suma, e uma boa leitura.

1 comentário:

  1. Olá Carla Ribeiro a sua escrita é fantástica, fez com que parecesse um livro incrível. Fiquei bastante curiosa.

    Beijos
    thatstory1.blogspot.com

    ResponderEliminar