quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sangue Oculto (Joana Gabriel)

A descoberta da sua verdadeira natureza levou Áurea a deixar para trás tudo o que  conhecia, confiante apenas na força de um amor para além da morte e nos novos amigos que fez no seu novo mundo. Mas agora, prestes a ocupar o lugar de poder que o seu pai deixou, Áurea tem à espera novos perigos e conspirações que vêm de onde menos espera. Tudo pode estar ameaçado, desde a força do seu amor à tranquilidade do mundo do qual é soberana. E, como se não bastasse, também os seus amigos têm segredos. E, por mais fortes que sejam as amizades e o amor, tudo será posto em causa, se Áurea não conseguir superar as suas fragilidades.
Dando continuidade à história iniciada com Herança de Sangue, este é um livro que apresenta também, em grande medida, as mesmas forças e as mesmas fragilidades, sendo que o mais notável é alguma evolução a nível de enredo, agora mais próximo de uma identidade própria e com alguns desenvolvimentos particularmente interessantes. Neste aspecto, os segredos de algumas personagens e a evolução geral do conflito são o que mais sobressai, em termos de potencial, já que há, nos melhores momentos, a base de uma boa história e o rumo das coisas mantém viva a curiosidade em saber mais.
Infelizmente, os pontos fracos continuam a ser também bastante evidentes. Mais uma vez, em termos de escrita, fica a impressão de que uma revisão atenta teria sido muito útil, ainda que, em termos de ortografia, haja algumas melhorias. Mas surge, ainda assim, uma tendência para a repetição, com demasiadas frases consecutivas a começar da mesma forma e, por vezes, um excesso de dramatismo nos diálogos. Quanto ao desenvolvimento, o facto de haver mais conflito e mais intriga, atenua um pouco a sensação de pressa excessiva, mas os grandes momentos acontecem demasiado depressa e a forma como são desenvolvidos torna, por vezes, muito fácil prever o que vai acontecer a seguir e quem são os responsáveis.
De todos os desenvolvimentos, e apesar da relativa previsibilidade, sobressai, apesar de tudo, ainda um outro ponto positivo, na presença de alguns novos elementos que, deixando algumas questões em aberto, despertam a curiosidade para o que se seguirá. E assim, entre os bons momentos do enredo, o potencial da história e a curiosidade em saber mais, fica a impressão de um livro que poderia ter sido algo de muito mais marcante, mas que, apesar disso, tem os seus pontos de interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário