terça-feira, 3 de junho de 2014

Seres Mágicos em Portugal (Vanessa Fidalgo)

Bruxas e fadas, mouras encantadas, gigantes e sereias. Estas são apenas algumas das criaturas que povoam um imaginário cheio de episódios insólitos e lendas que se preservaram através dos tempos. E é destas criaturas, e das histórias que, pelos mais diversos lugares do país, lhe foram sendo associadas, que é feito este livro, mais um que percorre o imaginário sobrenatural de Portugal, através de histórias sucintas, mas surpreendentes, que, num conjunto, formam um todo muito interessante.
Tendo em conta os anteriores Histórias de um Portugal Assombrado e 101 Lugares para ter Medo em Portugal, pode-se considerar este livro como estabelecendo uma linha de continuidade. Todos centrados no sobrenatural, mas cada um deles focado em elementos diferentes de uma base que é vasta - ou não fossem inúmeras as lendas e histórias sobrenaturais que se contam pelo país fora, cada um dos três livros funciona como uma parte relevante de um tema de grande extensão. Mas um aspecto interessante deste livro (como dos anteriores, aliás) é que, independentemente de, em conjunto com os anteriores, formar uma perspectiva mais vasta do que é todo o tema do sobrenatural, ele é, por si só, uma leitura completa e interessante. 
Na verdade, alguns dos seres aqui referidos surgiram também nos outros livros. Mas o tema e, em consequência, a organização, são agora completamente diferentes. Os lugares continuam a ser relevante, mas o destaque está agora nos diferentes tipos de criaturas. E o que acontece é que esta organização, por tipo de ser e não por cenário, permite ficar também com uma perspectiva das diferenças e semelhanças com que determinado ente sobrenatural é caracterizado nas diferentes regiões.
Mas, acima de tudo, estão as histórias. Algumas delas ocupando poucas linhas, enquanto que outras exigem algumas páginas, todas elas têm algo de interessante, seja pela história em si, pelo ser que a protagoniza ou até, nalguns casos, pela mentalidade que motiva a crença numa ou outra lenda. Todos estes episódios, mais ou menos insólitos, têm algo de cativante. Contados de forma sucinta, mas envolvente, chamam a atenção do leitor. E, interessantes na sua essência individual, organizados no todo que é este livro, permitem ficar com uma boa ideia de que criaturas sobrenaturais povoam o imaginário nacional.
Muito interessante e de leitura agradável, este é, pois, um livro que, à semelhança dos anteriores, proporciona uma leitura envolvente, ao mesmo tempo que transmite o muito que há para descobrir sobre as lendas e o sobrenatural no nosso país. Muito bom, portanto.

Sem comentários:

Enviar um comentário