sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Enquanto Dormias (António Portela)

Viver com os problemas, ou apesar deles. É este o ponto de partida para este conjunto de poemas que, num registo pessoal em que dominam os afectos e, quase sempre, um inabalável optimismo, expressam, acima de tudo, a sensibilidade do autor. E é deste registo pessoal que surge, por um lado, o que mais marca e, por outro, aquilo que, em certos momentos, distancia.
Começando pelo lado positivo, há dois aspectos que sobressaem. O primeiro é que, num estilo de escrita que é, no essencial, bastante simples e mais centrado na mensagem que propriamente nas elaborações das palavras que lhe dão forma, há uma evidente sensibilidade que, realçada por alguns versos particularmente brilhantes, relembra afectos e emoções que, vistas do ponto de vista pessoal do autor, têm, ainda assim, algo de universal. O outro aspecto surge desse tal optimismo que resulta da superação de experiências más e prende-se precisamente com a capacidade de transmitir uma mensagem positiva, que, tão presente em quase todos os poemas, se torna difícil de ignorar.
Ora, isto tem uma contrapartida, que é o facto de surgir uma certa repetição de ideias, menos perceptível na apreciação individual dos poemas, mas clara na observação do livro como um todo. Além disso, há vários poemas que se relacionam com experiências muito concretas da vida do autor, o que, de certa forma, lhes retira essa universalidade que cria empatia. Felizmente, estes são traços particulares que, aplicados apenas a alguns poemas, ou resultantes apenas da dita repetição, não retiram ao conjunto a agradável emotividade que torna esta leitura cativante.
Assim sendo, a impressão que fica é a de uma poesia simples e muito pessoal, mas repleta de emoção e com uma boa mensagem. E, portanto, uma leitura agradável e interessante.

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Muito obrigado Carla pelo seu comentário, encaixa perfeitamente na opinião pessoal que tenho sobre a minha escrita. Desejo-lhe um Ano de 2015 cheio de saúde e de boas realizações pessoais. Muita saúde para si e para os seus.

    Sabe Carla, só é pena que as livrarias e o Mundo livreiro no geral não tentarem apostar nos novos autores que tentam com uma escrita vinda directamente do coração cativar os leitores com suas mensagens e com a magia simples que advém e como bem disse, de uma poesia simples, agradável e interessante. Obrigado e bem haja.

    ResponderEliminar
  2. Fiz o comentário atrás onde aparece o logotipo do meu livro que saíu em 2013. ""Uma Lição de Amor"". Peço desculpa.

    ResponderEliminar