quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Ligeiramente Escandalosa (Mary Balogh)

Freyja Bedwyn não espera grandes aventuras na sua viagem a Bath. Na verdade, apenas aceitou o convite da amiga para estar longe de casa na altura do nascimento do filho de Kit - o homem que, em tempos, amou. Mas, no momento em que um homem invade o seu quarto na estalagem, em fuga de uma situação delicada, Freyja vive o primeiro momento do que está longe de imaginar que será uma aventura fascinante. É que o intruso no seu quarto é precisamente o marquês de Hallmere, com quem se reencontrará em Bath, para descobrir que, por detrás da imagem do devasso inconsequente, há uma história com raízes muito profundas.
Sendo ela provavelmente a mais invulgar de todos os elementos da família Bedwyn, e todos eles têm as suas particularidades, o facto de ser Freyja a protagonista deste livro seria, por si só, um muito bom motivo de interesse. Com um papel relevante em livros anteriores, Freyja sempre despertou curiosidade para a sua própria história e para a forma como ultrapassaria as questões do passado. E a verdade é que, neste livro, a autora encontra-lhe o melhor caminho possível.
Freyja tem uma personalidade forte, um carácter indomável. E, por isso, é apenas natural que entre em rota de colisão com o sempre descontraído Joshua Moore. É este o ponto de partida para a história de ambos e a autora desenvolve-a com mestria, desde os atritos e pequenos (ou não tão pequenos) conflitos à descoberta de algo de mais intenso. O resultado é uma história em que a relação entre os protagonistas cresce de forma gradual - e, por isso, mais credível - através de um percurso delicioso desde os mal-entendidos e as situações caricatas em direcção à descoberta da verdadeira complexidade de ambos os protagonistas.
Ora, este romance peculiar dá ao enredo as medidas certas de emoção, sensualidade e humor, já que as interacções entre Freyja e Joshua conseguem ser sempre surpreendentes, mas nunca forçadas. Mas nem só do romance dos protagonistas vive esta história. Este é, aliás, outro dos pontos fortes deste livro. É que, para lá, do crescimento da relação entre Freyja e Joshua, há um elemento de intriga e de perigo que, além de dar a conhecer novas personagens e abrir caminho para um reencontro com os restantes Bedwyn, torna a história bastante mais intensa, já que, para lá do imbróglio que é a situação dos protagonistas, há ainda mais uns quantos problemas para resolver. Problemas estes que culminam num final intenso, cheio de revelações e especialmente marcante.
Leve e descontraído, com personagens fortes e um excelente equilíbrio entre humor, romance, intriga e emoção, Ligeiramente Escandalosa corresponde plenamente às expectativas criadas pelos livros anteriores. Cativante e surpreendente... Muito bom.

Sem comentários:

Enviar um comentário