domingo, 1 de fevereiro de 2015

A Magia do Baralho Cigano (Patrícia Jarimba)

Com origem no Petit Lenormand, o baralho cigano é apresentado como um método acessível e de fácil compreensão de leitura das cartas. O que este livro apresenta, aliás, mais que a teoria ou a história, é precisamente uma orientação prática nesse sentido. Organizada, bastante acessível e sucinta, mas não demasiado, nas orientações, pode funcionar como um bom guia prático para quem queira aprender mais sobre o baralho cigano.
A organização é, aliás, o principal ponto forte deste livro. Começando pelos conselhos iniciais para apenas depois se lançar no significado das cartas e nas formas de a lançar, a autora segue um percurso que facilmente poderá ser acompanhado por alguém sem qualquer conhecimento prévio sobre a matéria. Além disso, a forma simples e concisa com que a autora expõe as coisas - seja nos significados, seja nas formas de tiragem, seja ainda no muito breve resumo das origens do baralho cigano - torna a leitura acessível e cativante, não desmoralizando, assim, com elaborações desnecessárias um potencial interessado.
É na brevidade relativamente à história e ao contexto que fica a impressão de que bastante mais haveria a dizer. Tendo, como parece ter, o objectivo de ensinar, acima de tudo, o método, não há dúvidas de que o livro serve o seu objectivo. Ainda assim, se o contexto histórico e a evolução ao longo dos tempos tivessem sido mais desenvolvidos, o livro poderia ser mais apelativo aos simples curiosos.
Claro que, tratando essencialmente de um método de previsão, poderá ser menos apelativo a um leitor mais céptico. Ainda assim, e apesar da brevidade associada aos aspectos mais teóricos, não deixa de ser interessante, independentemente de se acreditar ou não, conhecer os métodos e os simbolismos associados a uma leitura.
A soma das partes é um livro agradável de ler e bem organizado, de fácil compreensão mesmo para quem não conhecer grande coisa sobre o assunto e que, apesar da brevidade com que aborda a questão das origens, deixa a curiosidade em saber mais. Interessante, em suma.

Sem comentários:

Enviar um comentário