segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Paris for One (Jojo Moyes)

Nell está prestes a partir para a sua primeira ida a Paris quando o namorado a avisa, a poucos instantes da partida de comboio, de que não vai conseguir acompanhá-la. Para aquela viagem, Nell construiu as maiores expectativas, deixando para trás um fim-de-semana com amigas e a vontade de que romper com a ideia que todos tinham dela - a de uma pessoa cautelosa e nada aventureira. Mas Nell nunca imaginou que teria de fazer a viagem sozinha. E muito menos suspeita de que o que a espera em Paris é tudo menos o que imaginava...
Bastante breve, e leve em todos os aspectos, desde a escrita ao enredo, este é o tipo de livro que se lê num instante. Escrito de forma simples e cativante, com uma história também ela bastante simples, mas com um ritmo agradável e personagens interessantes, e um nível de desenvolvimento que, não sendo particularmente elaborado, se adapta bastante ao tipo de história que tem para contar, este é um livro feito para ser breve e que, por isso, se lê depressa e descontraidamente.
Ora, isto tem um lado menos bom, que é que, sendo uma história tão curta, ficam perguntas sem resposta. A história centra-se no fim-de-semana de Nell em Paris e não há grandes elaborações nem sobre o antes nem sobre o depois, o que deixa a impressão de uma história maior que é deixada por contar. Por outro lado, o centro da história é precisamente esse fim-de-semana, pelo que, por mais curiosidade que fica sobre a relação anterior de Nell ou sobre o que se seguirá para ela depois de tudo o que mudou, há, ainda assim, uma linha clara e um sentido de finalidade. Nell foi a Paris e viveu a sua aventura, ainda que não da forma que esperava. E, nesse aspecto, tudo o que é essencial está lá.
Ao centrar a história nos acontecimentos da viagem, sem se demorar no passado, cria-se também uma impressão de viver no momento que é particularmente interessante tendo em conta as características da personalidade da protagonista. Nell é o tipo de pessoa que pensa demasiado, avaliando incessantemente os prós e contras de cada decisão. Talvez seja por isso, na verdade, que vê-la a viver uma aventura diferente - ainda que curta e simples - acabe por ser tão cativante.
Ainda uma última nota para o aspecto emocional. Não se pode dizer que esta seja uma história de grandes emoções ou de grandes momentos de viragem. Aqui, a mudança faz-se nas pequenas coisas e através dos pequenos momentos - de empatia, de humor, de um afecto a nascer. Pequenos momentos que conferem ao enredo uma naturalidade que, dada a brevidade da história, acaba por ser também uma boa surpresa.
Tudo isto se conjuga numa história muito simples, mas muito cativante, em que não há grandes reviravoltas nem situações de maior complexidade, mas em que a leveza, a ternura e o amor se unem para dar forma a uma leitura leve, divertida e descontraída. Uma boa leitura, em suma. 

Título: Paris for One
Autora: Jojo Moyes
Origem: Aquisição pessoal

Sem comentários:

Enviar um comentário