domingo, 9 de agosto de 2015

Wayward Pines - Paraíso (Blake Crouch)

Ethan acorda junto ao rio sem saber bem o que lhe aconteceu, mas aos poucos as memórias começam a formar-se. Sabe que viajou para Wayward Pines na pista de dois agentes dos Serviços Secretos que desapareceram misteriosamente. O que não sabe é que, a partir do momento em que entrou naquele lugar, a vida que conhecia deixou de existir. E, num cenário em que todos são estranhos - e ligeiramente hostis - e em que quanto mais descobre, menos parece saber, Ethan não vê outra maneira de tentar recuperar a sua vida. Precisa de sair dali.
Uma das primeiras coisas a destacar-se neste livro é a forma como a escrita define o ritmo da história. Um tanto fragmentária, como que reflectindo os pensamentos algo confusos do protagonista, a narração é sempre muito simples - por vezes, quase demasiado - cingindo-se ao essencial. E o essencial é a confusão de Ethan e a necessidade de a superar, de descobrir o que se passa, de encontrar um caminho para fora dali. Confusão que reforça a estranheza do mundo onde parece ter acabado de cair, e que facilmente se  transmite para o leitor.
Ora esta escrita directa, que dá apenas a informação necessária à medida que é necessária deixa sempre a sensação de algo que fica por dizer. Mas contribui também para reforçar o mistério, pois, a cada passo, o leitor sabe apenas aquilo que Ethan sabe - e diga-se que, pelo menos no princípio, isso não é muito. E, se fica a curiosidade em saber um pouco mais, fica também a impressão de uma maior proximidade, de um maior impacto conferido às circunstâncias do protagonista. A confusão, o medo crescente, a pura e simples necessidade de sobreviver são facilmente assimiladas. E isso contribui em muito para manter viva a vontade de continuar a ler.
E depois há o grande mistério. O que é Wayward Pines? O que se passa? Como se explicam todas as estranhas revelações com que Ethan se vai deparando? Escusado será dizer que, sendo este apenas o primeiro volume da trilogia, ficam ainda muitas perguntas sem resposta. Mas há também muito que vai sendo revelado, e cada uma dessas revelações é uma surpresa, abrindo caminho para um culminar que deixa imensa vontade em saber o que se segue.
Tudo somado, eis, pois, um primeiro volume cheio de perguntas e envolto em mistério, mas que dá início a uma história que, tão estranha como estranhamente viciante, surge com grandes revelações a cada nova reviravolta. Intenso, cativante e misterioso, um bom início.

Título: Wayward Pines - Paraíso
Autor: Blake Crouch
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário