domingo, 4 de outubro de 2015

A Última Noite de um Tirano (Yasmina Khadra)

Vivem-se os últimos dias da guerra civil na Líbia. Numa casa deixada pelos seus habitantes, o ditador espera notícias que lhe abram uma rota de fuga. Ainda acredita numa reviravolta que lhe devolva o poder, mas tudo parece impossível nessa derradeira noite. Ante o desânimo dos poucos que lhe são fiéis e a perspectiva de que o fim possa estar próximo, Khadafi mergulha nas suas memórias. E pergunta-se como será possível que ele, eleito de Deus para o seu povo, possa ter sido levado a uma tal condição.
Há algo de perturbador - e, ao mesmo tempo, estranhamente cativante - em ler um livro que revisita os últimos momentos do ditador contados pela sua própria voz. Perturbador, porque, ao fazê-lo, o monstro torna-se homem e, inevitavelmente, a perspectiva que se tem das coisas muda, nem que seja um pouco. Cativante, porque há um tal equilíbrio na forma como o autor constrói esta narrativa que é possível ver o homem por detrás do monstro sem que isso suavize as suas - como o próprio protagonista as designa neste livro - monstruosidades.
Tendo um tema delicado,  e ainda mais pelo facto de o autor contar a história na primeira pessoa, este é, pois, um livro em que bastaria falhar alguma coisa para que o impacto se perdesse. Mas há na escrita de Yasmina Khadra uma inegável mestria e a forma como o autor equilibra todos os elementos - a crueldade e as aspirações não necessariamente malignas, o passado do ditador e a vivência dos seus últimos momentos, os rasgos de introspecção e os aspectos práticos da situação - resulta numa leitura que nunca poderia ser menos que memorável.
E memorável também é a forma como, apesar da relativa brevidade, nada nesta narrativa é simplista. Desde a construção da personalidade do protagonista à exposição das circunstâncias e do contexto associado, toda a informação relevante é apresentada, e isto de uma forma que em nada quebra a fluidez da narrativa. É fácil assimilar as circunstâncias, bem como o ponto de derradeira viragem que é, afinal, o cerne deste livro. E também aqui sobressai o equilíbrio - pensamento, diálogo, acção - entre todos os elementos que constituem a narrativa.
Envolvente, com a já habitual escrita belíssima do autor e uma história em que praticamente tudo se torna memorável, eis, pois, um livro que marca e que perturba, que surpreende e se grava na memória. E, por tudo isto, um livro muito bom. 

Título: A Última Noite de um Tirano
Autor: Yasmina Khadra
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário