sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Alfie - O Gato do Bairro (Rachel Wells)

Após a morte da dona, Alfie dá por si sozinho e sem uma casa onde morar. Mas não se pode deixar levar para um abrigo - lugar que muitos gatos sabem ser uma espécie de corredor da morte. Parte, por isso, em busca de um novo lar e, após alguns encontros atribulados e outros em que descobre a inesperada generosidade de alguns dos seus iguais, Alfie descobre a solução que procura. Será um gato de bairro e, ao conquistar vários donos, nunca mais ficará sozinho. O problema é que nenhum dos seus eleitos parece muito interessado em ter um gato. Mas Alfie não é de desistir facilmente. Principalmente quando sabe que os seus potenciais donos precisam dele - ainda que não estejam muito dispostos a admitir isso.
Narrado pela voz do protagonista - sim, o gato - e acompanhando o percurso entre a sua antiga vida e os seus novos lares, este é um livro em que basta a premissa para que seja expectável uma boa dose de ternura. E ternura é algo que há, de facto, em abundância nesta história, conjugada com uma boa medida de humor e uma simples, mas muito certeira, reflexão sobre aquilo que realmente importa na vida. 
Claro que, numa história contada pela voz de Alfie, surgem inevitavelmente algumas limitações. Fica alguma curiosidade em saber mais sobre a vida dos seus "donos", principalmente quanto ao que fazem na ausência do seu novo gato. Mas o facto é que, de forma mais ou menos aprofundada, a informação essencial está lá, seja nos momentos mais intensos, seja nas simples conversas que as quatro famílias têm com Alfie.
Mas o mais marcante neste livro é a forma como a autora consegue conjugar a leveza da narrativa - pautada também por um toque de inocência que, por o narrador ser um gato, parece especialmente adequado - com a intensidade dos momentos mais emotivos. Na verdade, todas as famílias de Alfie têm problemas para resolver e estes estão na base de vários episódios marcantes, culminando num final especialmente forte. Mas, mais que isso, há um crescimento na relação entre Alfie e os seus donos, crescimento esse do qual sobressai uma estranha e enternecedora harmonia.
Com uma história emotiva, um protagonista adorável e um muito bem conseguido equilíbrio entre emoção e humor, eis, pois, um livro repleto de ternura e de afectos. Simples e cativante, leve, mas marcante em todos os momentos certos, uma boa leitura. 

Título: Alfie - O Gato do Bairro
Autora: Rachel Wells
Origem: Recebido para crítica

1 comentário: