terça-feira, 29 de dezembro de 2015

História do Livro e Filologia (Artur Anselmo)

Nomes, factos, ideias, entidades. A história do livro, na construção física ou no pensamento. É este o tema central de um conjunto de ensaios que, centrados numa figura em particular, ou na visão mais geral de um tema específico, permitem uma visão mais ampla do livro, enquanto objecto e enquanto veículo de transmissão de um pensamento. E é este todo que fica da aglomeração dos vários ensaios que faz deste conjunto uma leitura tão interessante.
Uma das primeiras coisas que é preciso dizer é que, para quem não tiver um conhecimento relativamente vasto sobre estes temas (como é, na verdade, o meu caso), esta não vai ser uma leitura fácil. Há todo um conjunto de referências, a obras ou a personalidades, que, para quem não tiver algum conhecimento prévio, vão exigir alguma pesquisa para que as ideias sejam completamente percebidas. Além disso, muitos dos ensaios têm como base um tema bastante específico, o que, por si só, exige conhecimento e concentração.
Dito isto, a vastidão do conhecimento aqui transmitido é muitíssimo interessante, tanto no que respeita às figuras referidas, como à ideia global com que, apesar das especificidades, é possível ficar no que respeita às complexidades da história da literatura. Há muito a retirar do vastíssimo conhecimento que o autor aqui transmite, e muito a aprender. E isso basta para fazer com que a leitura valha a pena.
E, claro, importa referir a escrita, que, num tipo de texto em que a informação é tanta e tão complexa, permite uma leitura fluída e de fácil assimilação. Claro que a multiplicidade de nomes, figuras e assuntos exige tempo - e a já referida concentração. Mas a forma como o autor transmite as suas ideias nunca se torna demasiado densa. E isso faz com que, mesmo não se sendo um especialista no tema, seja possível ficar com uma visão muito clara das ideias globais.
Não é uma leitura fácil, é certo. Mas, esclarecedor e agradável de ler, vastíssimo no conhecimento que transmite e muito interessante na forma como, a partir de cada texto, permite ficar com uma ideia muito clara da evolução das ideias e dos métodos através do tempo, trata-se, sem dúvida, de um livro que vale a pena ler. Muito interessante.

Título: História do Livro e Filologia
Autor: Artur Anselmo
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário