domingo, 10 de abril de 2016

Atracção Magnética (Meredith Wild)

Erica Hathaway já teve as suas dificuldades no passado... mas está decidida a construir um futuro de sucesso. É isso que a leva a apresentar-se perante um painel de investidores com o seu site de moda, na esperança de conseguir um financiamento que ajude o seu negócio a avançar. O que não espera é que um desses potenciais seja Blake Landon, bilionário e, em tempos, hacker. E, menos ainda, sentir-se atraída por ele de uma forma que é tudo menos profissional. Ao que parece, o sentimento é mútuo. Mas ambos têm segredos no passado que podem pôr tudo em causa... e uma necessidade de controlo e de independência que nem sempre é fácil de controlar.
Não tendo uma premissa propriamente nova, esta é uma história em que é fácil reconhecer o potencial. Por um lado, o passado de Erica, cujas revelações cativam não só pelo inesperado, mas principalmente por ser visível a forma como lhe moldaram a personalidade, cria uma certa medida de empatia para com a protagonista, o que é especialmente interessante tendo em conta a forma como, apesar de suficientemente bem sucedida, Erica revela as suas inseguranças. Por outro lado, também o passado de Blake tem muito de intrigante, ainda que grande parte permaneça um mistério no que diz respeito a este primeiro livro. 
Além disso e, apesar do erotismo sempre presente, há uma história para além do sexo. São, aliás, esses elementos complementares o mais interessante da história - as amizades de Erica, as rivalidades de Blake e Max, as ligações ao passado que, apesar de insinuadas ficam ainda por desvendar - e o que mais desperta curiosidade para saber o que se segue.
O que me leva às fragilidades da história. Sendo um primeiro livro, é natural que sejam deixadas coisas em aberto para o que virá a seguir. Mas, quanto às revelações que são feitas, fica, por vezes, a sensação de serem desenvolvidas de forma demasiado apressada, como que deixando algo por dizer. E, por outro lado, há algo de desconfortável na história dos protagonistas: por um lado, Erica quer afirmar-se como dona das suas próprias escolhas, mas parece ceder demasiadas vezes. E quanto a Blake, a obsessão pelo controlo vai, por vezes, longe de mais.
Ficam, ainda assim, vários traços cativantes. A escrita, simples quanto baste, consegue manter a envolvência do enredo - mesmo quando a escolha de algumas palavras, principalmente nos momentos de erotismo, parece não ser a mais adequada. As personagens, longe de serem perfeitas, têm, apesar disso, vários traços redentores. E o grande mistério que fica no ar no final deixa muitas possibilidades em aberto.
A soma de tudo isto é, pois, um princípio de série com alguns pontos fracos, ainda que também com motivos mais que suficientes para querer continuar a seguir a história. O potencial está lá e os bons momentos também. Agora, fica a curiosidade em ver de que forma tudo isto evolui.

Título: Atracção Magnética
Autora: Meredith Wild
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário