segunda-feira, 4 de abril de 2016

Uma Chama Entre as Cinzas (Sabaa Tahir)

Laia pertence aos Eruditos. Subjugado pelo Império Marcial, o seu povo habituou-se a viver no fio da navalha, desempenhando tarefas menores e obedecendo para sobreviver. Mas ficar quieta deixa de ser suficiente quando o irmão é preso, os avós mortos e, no caos do momento, Laia acaba por fugir para salvar a vida. Tendo perdido tudo, a única opção que lhe resta é encontrar uma forma de salvar o irmão. Isso leva-a à Resistência, a uma missão perigosa... e a Blackcliff, onde o seu caminho se cruza com o de Elias Veturius, um Marcial que anseia por se libertar do Império, mas que parece ter um destino maior do que ele a pesar-lhe sobre os ombros. Juntos, serão uma chama entre as cinzas - a promessa de libertação. Mas a que preço?
Narrado pela primeira pessoa na voz dos dois protagonistas, e acompanhando o caminho de ambos em direcção ao objectivo que os move, este é um livro que surpreende, em primeiro lugar, pela aparente simplicidade. E aparente, deveras, porque, sob o registo pessoal, centrado nos obstáculos, dilemas e emoções dos protagonistas, esconde-se um contexto surpreendentemente complexo em que tudo é incrivelmente impressionante, mas, ao mesmo tempo, incrivelmente fácil de assimilar.
Esta é só a primeira de muitas qualidades que sobressaem neste livro. E que se prendem basicamente com todos os aspectos que moldam o livro. Desde a escrita cativante, em que todos os momentos ganham vida no texto, à fascinante construção do mundo, e sem esquecer, claro, a forma como a magia se vai entretecendo no enredo para assumir um papel cada vez mais relevante, há em tudo, dos grandes momentos aos pequenos pormenores, uma força tão fascinante que se torna difícil parar de ler antes do fim.
Mas há, neste equilíbrio delicado, dois aspectos particularmente fortes: as personagens e os valores que lhes estão associados. Laia e Elias têm muito em comum, apesar de virem de mundos completamente diferentes. E, cada um no seu papel, são, à sua maneira, complexos, fascinantes, falíveis, humanos. Principalmente humanos. O que se torna particularmente impressionante se tivermos em conta um mundo em que se movem, cheio de intriga e de brutalidade, onde algumas vidas valem mais que as outras e o destino justifica (quase) tudo. É, por isso, particularmente marcante a forma como tanto Laia como Elias assumem o que são, apesar das consequências terríveis que isso pode implicar. E é isso também que confere à história uma intensidade cada vez maior, que culmina num final simplesmente brilhante.
Intenso, brutal, surpreendente, emotivo. Parece que as palavras não chegam para descrever o impacto deste livro que, a partir da sua aparente simplicidade, constrói uma história tão forte e equilibrada que é quase impossível não nos sentirmos na pele - e no pensamento - de Elias e Laia. É isso também que torna tudo tão memorável. E que torna este mundo tão impressionante. 

Autora: Sabaa Tahir
Origem: Recebido para crítica

Para mais informações sobre o livro Uma Chama Entre as Cinzas, clique aqui.

1 comentário:

  1. Desejosa para ler este livro! Parece mesmo giro!!!
    E gosto bastante do blog! Parabéns :)
    -Banal Girl
    http://the-banal-girl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar