sexta-feira, 6 de maio de 2016

Maria (Rodrigo Alvarez)

Medianeira, mãe de Deus, intercessora junto do seu filho Jesus, Maria é provavelmente a mulher mais importante para todos os Católicos. E, no entanto, a sua presença na Bíblia é surpreendentemente reduzida. Como traçar, então, uma biografia para esta mulher cuja grandiosidade ganhou forma bem depois da sua morte, tanto através de discussões teológicas como de aparições? É a esse desafio que este livro responde, num traçado em que as escrituras bíblicas são essenciais, mas que se estende para lá dos dogmas, percorrendo lugares, textos e momentos históricos para traçar uma história da vida - e da influência após a vida - de Maria.
Um dos aspectos mais surpreendentes neste livro é o facto de ser, ao mesmo tempo, muito simples e muito completo. Sem chegar sequer às duzentas páginas, o autor traça neste livro uma imagem muito clara do que terá sido - segundo as fontes existentes - a vida de Maria, mas principalmente a forma como se tornou numa figura incrivelmente influente em termos de religião. E fá-lo cingindo-se ao essencial, mas sem deixar de fora nenhuma informação relevante. De forma sucinta e com uma escrita simples e directa que se ajusta na perfeição ao conteúdo do texto. E que, sem elaborações desnecessárias, dá vida aos factos que tem para contar.
É interessante notar as três fases - correspondentes às três partes do livro - que definem o papel de Maria na fé dos homens. Primeiro a vida, depois, as discussões e divisões causadas pela sua natureza e, por fim, as aparições e os locais de fé que delas resultaram. Três partes igualmente relevantes e que o autor percorre de forma sucinta e organizada, expondo o essencial e, assim, abrindo caminho a uma visão muito clara do todo. Claro que, sendo as fontes tão limitadas, ficam sempre dúvidas e, se não se for crente, ficarão certamente ainda mais. Mas a imagem que fica da história, e do seu rasto através do tempo, não deixa, por isso, de ser muito interessante.
Ao longo de todo este percurso, surgem também muitos outros intervenientes e, de muitos deles, fica a ideia de haver também histórias interessantes para contar. É inevitável, por isso, uma certa sensação de curiosidade insatisfeita, principalmente no que diz respeito às discussões e divisões no seio do cristianismo. Ainda assim, a protagonista é Maria e, assim sendo, faz sentido que o autor não se demore em demasia a explorar outras figuras.
Cativante no registo e muito interessante no conteúdo, trata-se, pois, de um bom livro para conhecer melhor a história da figura de Maria - na vida e para além dela, na história como na fé. Simples e completo, portanto, uma boa leitura.

Título: Maria
Autor: Rodrigo Alvarez
Origem: Recebido para crítica 

Sem comentários:

Enviar um comentário