sexta-feira, 15 de julho de 2016

Poptropica - O Mistério do Mapa (Jack Chabert e Kory Merritt)

Mya, Oliver e Jorge estão a desfrutar de um agradável passeio de balão, quando uma súbita tempestade - e um comportamento algo estranho do comandante - faz com que se despenhem numa ilha desconhecida. Sem qualquer ideia de onde possam estar, o único propósito dos amigos é encontrar uma forma de voltar a casa. Mas há algo de muito estranho naquela ilha. Espécies extintas, povos há muito desaparecidos... e um mapa que responde a perguntas? Além disso, Octavian levou-os para a ilha por um motivo. E os três amigos precisam de o encontrar - antes que desapareça!
Nitidamente pensado para um público jovem, mas igualmente cativante para os mais crescidos, esta breve e interessante aventura tem, na verdade, muito de cativante. A começar, desde logo, pelo aspecto visual. Numa história que é contada tanto pelos diálogos como pelo que está a acontecer às personagens, a forma como cada acontecimento é desenhado torna-se particularmente relevante, e é interessante notar como, a partir das expressões das personagens e da forma como cada momento é retratado, é fácil deduzir o que os diálogos não dizem.
Depois há a história em si, que, apesar de deixar várias perguntas em aberto (entre as quais, as motivações de Octavian), nunca deixa de surpreender. Primeiro, pelo inesperado das circunstâncias, claro, mas principalmente, pelas interacções entre os três amigos, que, sempre inesperadas e divertidas, conferem à sua missão uma estranha e agradável leveza. Além disso, as muitas peculiaridades da ilha - dodós, víquingues, mapas falantes - proporcionam muitos momentos engraçados.
Não há grandes elaborações no rumo da história. É tudo muito simples e directo, o que, para leitores mais crescidos, pode deixar uma certa sensação de insatisfação. Ainda assim, o registo leve e divertido compensa os possíveis aspectos deixados por explorar. E quanto às perguntas sem resposta... bem, a história continua, por isso haverá, de certeza, novas respostas à espera no futuro.
É um livro simples, no fundo, e em que não é muito difícil adivinhar a linha geral da história. Mas, às vezes, as melhores surpresas estão nas pequenas coisas. E, ao longo da aventura destes três amigos, são muitas as pequenas surpresas - frases inesperadas, momentos engraçados, imagens particularmente certeiras - a cativar. A soma das partes é, pois, uma boa leitura. Para os mais novos... e não só.

Título: Poptropica - O Mistério do Mapa
Autores: Jack Chabert e Kory Merritt
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário