quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Isto é Mais que um Diário (Adam J. Kurtz)

Mais que um diário, um livro para registar coisas boas e desabafar sobre as más, onde encontrar pequenas frases de motivação e, mais do que isso, construir a nossa própria base motivacional. Um livro para lembrar amigos, para voltar a olhar para velhos problemas e ver como tudo mudou, para acompanhar a evolução de pensamentos e preferências - e problemas também - ao longo do tempo e ver que a vida continua sempre. Um livro, em suma, para registar coisas e, depois, para abrir ao acaso, lembrar o que se fez e recordar e aprender e descobrir que as memórias boas prevalecem - e a vida continuou depois das más. 
Se já leram uns quantos livros de auto-ajuda, e eu já li bastantes, é provável que, pelo menos nalguns deles, tenham ficado com a sensação de que algumas ou todas as ideias até podem ser muito boas para alguns leitores, mas que, pessoalmente, não fazem muito sentido. Bem, uma das primeiras coisas a chamar a atenção neste livro é que é bem capaz de resolver parte desse problema. Ao ser uma espécie de diário (bem, ou algo mais) em que se registam coisas boas e más, pensamentos e desabafos, ao mesmo tempo que se descobrem pequenos conselhos e memórias reconfortantes, acaba por se tornar num guia motivacional único, pois é construído pela própria pessoa a quem se destina. Isso torna-o mais útil, mais interessante e mais pessoal. E, além de se tornar num bom livro a que regressar para procurar conforto ou motivação, torna-se num objecto único e intransmissível (pois a personalidade de quem o preencheu está lá).
Claro que, havendo já conselhos inscritos no livro, também pode acontecer que, nalguns deles, fique a sensação de que talvez não seja bem assim. Mas a verdade é que a ideia geral - de um livro para viver mais positivamente, para ser mais feliz, para superar as dificuldades - é toda ela muito positiva. E, ao construir um livro que não se debruça apenas sobre o lado bom da vida, mas também sobre as chatices sobre as quais é preciso desabafar, sobre as emoções que nem sempre se controlam, sobre as dúvidas e os medos e as inseguranças e... a verdade é que o todo acaba por ser muito mais completo. E voltar à memória de um momento negativo depois de ele ter sido superado pode ser um bom reforço motivacional. Pode durar, pode custar, pode ter um preço... mas não será que também o próximo passará?
Ora, também é verdade que já existem outros livros deste género, ainda que talvez tendo em vista um tema ou um objectivo diferente. Mas é curioso notar que, apesar da proliferação destes livros criativos, até ao momento, pelo menos, ainda não encontrei grandes repetições. Sim, a ideia geral - desenhar, escrever, criar, recordar - é a mesma, mas os desafios são diferentes, aquilo a que pretendem chegar é diferente. E, sendo cada leitor diferente, também o resultado o será para cada um. 
É um livro bonito, original e positivo. E é também um desafio: o de olhar para as coisas boas que nos fazem felizes e para os sentimentos que, às vezes, nos derrubam. Um livro para pensar e para fazer, para criar e recordar. E para lembrar que a vida continua sempre - e que há sempre outros caminhos para se ser feliz. Gostei.

Título: Isto é Mais que um Diário
Autor: Adam J. Kurtz
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário