segunda-feira, 1 de maio de 2017

Kit de Construção de Dinossauros - T. Rex (Susie Brooks e Jonathan Woodward)

Dinossauros. Criaturas de um passado distante e fonte de fascínio para muitas crianças. Inspiração para brinquedos, filmes, desenhos animados... e, claro, livros. Livros como este, que, além de apresentar uma exposição simples e didáctica sobre o que se sabe dos dinossauros - e, em particular, sobre o T. Rex - permite ainda construir um desses dinossauros. Divertido? Sem dúvida.
Não há propriamente muito a dizer sobre um livro como este, em que, provavelmente, o aspecto mais interessante para o público a que se destina é a construção do dinossauro em si. Ainda assim, há alguns aspectos que importa realçar, além, é claro, do interesse do modelo propriamente dito. E o primeiro é precisamente o aspecto visual. Cheio de cor e de imagens cativantes, desperta curiosidade para o conteúdo ao primeiro olhar, o que, aliado a um tema que desperta interesse em muitas crianças, pode contribuir em muito para despertar a vontade de ler. Além disso, as muitas imagens dos dinossauros permitem uma melhor compreensão do conteúdo, já que representam os seus aspectos essenciais.
O outro aspecto fulcral é a exposição do dito conteúdo, de forma simples e organizada, tendo em vista o público jovem a que de facto se destina. Sendo um livro para os mais novos, não se perde em pormenores desnecessários, reforçando antes as informações essenciais - e também as mais interessantes. Assim, torna-se mais divertido aprender e mais fácil reter toda a informação.
Bem, mas também importa falar no modelo, não é? E nesse aspecto destaca-se a simplicidade da construção, que torna o desafio divertido, mas não demasiado complexo mesmo para uma criança bastante pequena. Além disso, esta conjugação dos dois aspectos - o livro e o modelo - faz com que tudo se torne mais interessante, pois consegue representar na perfeição o tão famoso conceito de "aprender brincando".
A impressão que fica é, pois, a de um livro interessante e divertido, com o qual é possível aprender de forma cativante e também construir algo de novo. Uma ideia criativa e um belo desafio para os mais novos.

Título: Kit de Construção de Dinossauros - T. Rex
Autores: Susie Brooks e Jonathan Woodward
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário