segunda-feira, 29 de maio de 2017

O Sistema Político Português (Manuel Braga da Cruz)

Vivem-se tempos de mudança na vida política nacional. Com os efeitos da crise e o afastamento cada vez maior entre os políticos e a sociedade, o sistema parece estar num ponto em que é preciso mudar, ou, pelo menos, parece ser essa a perspectiva do autor deste livro. E, para ponderar essa mudança, é preciso analisar a história, sendo desses dois factores - história e propostas de mudança - que é feito este pequeno, mas muito interessante, ensaio.
Um dos primeiros aspectos a sobressair neste pequeno livro é a acessibilidade da linguagem, que, num texto onde considerações, entidades e números abundam e facilmente poderiam tornar o texto maçador. Não é isso que acontece. O autor cinge-se ao essencial da sua perspectiva, fundamentando-a em factos históricos e partindo destes para apresentar a sua visão do que poderia ser a mudança desejada.
Claro que, sendo uma visão individual, há sempre espaço para a discordância e é talvez este o único aspecto em que fica uma certa vontade insatisfeita de saber um pouco mais. Mais sobre as possibilidades alternativas, sobre as mudanças possíveis além da que o autor sugere e também sobre outros sistemas que não os abordados neste livro. Ainda assim, não é esse o objectivo deste ensaio e, tendo esse objectivo em vista, a forma como o texto está estruturado, percorrendo principalmente os fundamentos históricos, para só depois tirar as suas conclusões, parece ser, de facto, bastante adequada.
O que me leva de volta ao ponto de partida: a história. História que parte da revolução e que percorre o percurso evolutivo da democracia, tecendo, é certo, algumas considerações pessoais, mas centrando-se, acima de tudo, nos factos. E é com estes que é possível aprender um pouco mais e, mesmo sem saber muito sobre os meandros da vida política, ficar com uma visão bastante mais clara do sistema e das suas possibilidades de mudança. É esse, parece-me, o ponto mais importante e, nesse aspecto, o livro é muito esclarecedor.
A impressão que fica é, pois, a de um texto relevante, interessante e acessível, com o qual é possível aprender bastante sobre as bases do sistema político nacional e, quiçá, ponderar um pouco mais sobre as suas forças e fraquezas. Vale a pena ler. 

Título: O Sistema Político Português
Autor: Manuel Braga da Cruz
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário