sexta-feira, 30 de junho de 2017

Partidos e Sistemas Partidários (Carlos Jalali)

Imagine-se que, numa festa, um auto-proclamado vidente se afirma capaz de prever os resultados eleitorais de vários países - para depois os apresentar como um conjunto de probabilidades em que a vitória será de um entre dois partidos dominantes. Bem, não é grande previsão, pois não? É precisamente este cenário o ponto de partida deste livro, pois, na verdade, há bem mais que os dois partidos dominantes em vários países. Porque são estes, então, os que mais facilmente alcançam maiorias? De onde vem esta previsibilidade? É a estas perguntas - e mais algumas - que este pequeno ensaio pretende responder.
Com pouco mais de cem páginas e escrito na linguagem clara e acessível que parece ser característica dos livros desta colecção, este é um livro que se pretende claro e completo quanto baste - e é exactamente isso que ele é. Aliás, o primeiro dos seus vários pontos fortes é precisamente o facto de começar com aquela pequena história com que abri este texto. É que, ao estabelecer esta comparação, o autor consegue desde logo criar um paralelismo muito fácil de entender, ao mesmo tempo que desperta curiosidade para os mecanismos subjacentes à tal previsibilidade. A vontade de saber mais surge quase de imediato o que cria logo interesse para prosseguir com a leitura.
Mas, passando da forma como introduz o tema ao tema propriamente dito. Sendo a política palco inevitável de confrontos ideológicos (e não só) poderia, talvez, ser tentador veicular uma posição própria no espectro político. Mas não é isso que acontece. E, ainda bem. Ao cingir-se aos factos, aos mecanismos que regem o sistema e às mudanças que o moldaram ao longo do tempo, o autor transmite uma versão muito mais ampla - e muito mais esclarecedora - sobre os sistemas partidários, das origens ao que os pode abalar. 
Poder-se-á resumir um tema tão complexo a cento e poucas páginas? Bem, se a ideia for transmitir o essencial, eu diria que sim. Claro que fica alguma curiosidade em saber mais, em aprofundar casos específicos ou, simplesmente, em conhecer mais a fundo os mecanismos que fazem mover os meandros da vida política. Mas, se o objectivo for ficar com uma ideia geral ou ficar a conhecer um pouco melhor as bases do mundo da política, então este livro é, sem dúvida, um bom ponto de partida. 
Somadas estas considerações, fica a impressão de um livro claro, agradável e de fácil compreensão. Uma boa forma de ficar a conhecer melhor o mundo partidário e as bases e normas que lhe conferem a sua (im)previsibilidade. Muito interessante.

Título: Partidos e Sistemas Partidários
Autor: Carlos Jalali
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário