quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

O Livro do Natal

Natal. Tempo de luzes, de doces, de passar tempo com a família e os amigos, de almoços, jantares e festas natalícias em geral. Tempo de decorações coloridas, de recordações mais ou menos bizarras e de uma certa nostalgia dos Natais passados. Porque o Natal pode ser quando o homem quiser - e também pode ser como se quiser. Mas há sempre memórias que se constroem, planos que é preciso fazer, coisas que não podemos esquecer. E para manter tudo isso na ordem, desde as tarefas às recordações, eis este livro.
Natalício - é precisamente isso que este livro é. E, sim, é óbvio. Basta olhar para o título, para a capa, para a abundância de verdes e vermelhos que quase salta das páginas. Mas é mais que simplesmente o aspecto visual. Todo o livro é construído em torno do Natal e, sendo acima de tudo um livro para planear e recordar Natais, transborda ele mesmo do espírito da época, não só no aspecto geral, mas também nas pequenas coisas que folheá-lo traz à memória.
Não é um guia, nem um conjunto de informações e dicas sobre a época. Não. Essas coisas, cabe ao leitor (que, de certa forma, se torna também um pouco autor) registá-las. O que este livro proporciona é precisamente um espaço para tomar notas e guardar recordações sobre as diferentes facetas da época natalícia. Presentes, decorações, receitas, tradições, memórias. Há espaço para tudo. E, embora (ainda) não o tenha preenchido, bastou-me percorrer estas páginas para me trazer ao pensamento as coisas do meu Natal. O que, parece-me, acaba por ser precisamente o objectivo! Proporcionar um meio para organizar as coisas que tornam nosso o nosso Natal.
Mas nem tudo fica nas mãos do leitor, não, embora o muito que tem de pessoal para explorar seja da exclusiva responsabilidade da pessoa que preencherá o livro. Há pequenas informações complementares que vão surgindo ao longo do livro sobre as diferentes tradições do mundo, que acabam por reforçar ainda um pouco mais o já tão presente espírito natalício. Além, é claro, de realçar uma outra ideia muito presente neste invulgar e delicioso livro: a ideia de que não há uma única forma universal de celebrar o Natal, mas antes uma forma certa para cada pessoa. 
É este o tempo das boas memórias - e também das correrias, das tarefas que nunca mais acabam, das mil e uma coisas que não podemos esquecer. Para ajudar - e, acima de tudo, para lembrar o que realmente importa nesta época, eis este Livro do Natal. Bonito, colorido, útil - e, à sua maneira, um tanto ou quanto enternecedor. Porque, principalmente, importa criar e guardar memórias. E, para isso, não se podia pedir melhor auxiliar. Recomendo. 

Título: O Livro do Natal
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário