terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Atlas de Curiosidades (Clive Gifford e Tracy Worrall)

O mundo está cheio de surpresas. E já que não podemos (ou enquanto não podemos) viajar pelo mundo todo e descobrir todas as suas peculiaridades, não há nada como um bom livro para procurar esse conhecimento. Só que esses elementos bizarros e curiosos nem sempre aparecem nos grandes atlas normais. Pois bem, este é um livro dedicado às curiosidades do mundo. E uma coisa é certa: curiosidades não faltam.
Quando se pega num livro destes, é difícil não começar por reparar no aspecto visual, já que é um livro grande e cheio de cor. E isto é importante desde logo porque é um livro pensado para um público jovem, mas também porque acrescenta curiosidade a um livro que é todo ele sobre curiosidades. Além disso, apesar de peculiar, não deixa de ser um altas, pelo que são inevitáveis (naturalmente) os mapas e os nomes de locais. Ora, o que as ilustrações fazem é acrescentar aos factos um elemento visual que facilita a localização - e também torna mais fácil guardar as coisas na memória.
Mas voltando aos factos. Outro aspecto a sobressair neste livro é a diversidade de... bem, curiosidades que surgem no livro. Há fenómenos estranhos, casos da vida animal, museus e casas peculiares, tradições bizarras, enfim... um pouco de tudo, tendo como único ponto comum o facto de serem peculiares. E é esta peculiaridade que faz com que o livro seja tão interessante para os mais novos (junto dos quais poderá despertar a curiosidade de aprender mais coisas da história e geografia dos diferentes países) como para quaisquer outros leitores. É que muitas destas coisas não se aprendem nas aulas e algumas estão muito longe de aparecer nos atlas comuns. Por isso, é sempre possível aprender algo de novo com este livro - e aprender de forma leve e divertida.
Bonito, colorido e cativante, um bom ponto de partida para despertar o interesse por outras culturas - e também uma forma de descobrir que por todo o mundo há estranhezas e curiosidades. A impressão que fica é, por isso, a de um livro para todas as idades. E um dos bons. 

Título: Atlas de Curiosidades
Autores: Clive Gifford e Tracy Worrall
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário