domingo, 18 de fevereiro de 2018

Traição (Aleatha Romig)

Alexandria Collins cresceu numa prisão dourada, mas, assim que teve oportunidade, partiu e foi atrás dos seus sonhos. Agora, acabada de se formar em Stanford e tendo pela frente mais três anos em Columbia, após os quais espera tornar-se uma advogada de sucesso, o passado que tanto se esforçou por deixar para trás ameaça dominá-la. A mãe e o padrasto querem-na de volta a casa e têm grandes planos para ela. Mas Alex não está disposta a renunciar a tudo tão facilmente. E, para lhe alimentar as forças, tem as memórias de uma semana passada sem apelidos e sem passado, na companhia de um elegante desconhecido que lhe arrebatou o coração. Nox - é por esse nome que o conhece - invadiu a sua vida e gravou-se-lhe na memória de uma forma indelével. Mas também ele é um homem de grandes voos e de regras estritas. E o que nasceu naquela semana não pode acabar...
Primeiro volume de uma série mais extensa - e, a julgar por este início, de grande potencial - este é um livro que cativa, em primeiro lugar, por ser bastante mais do que um romance erótico. Aliás, neste primeiro volume, o erotismo não é sequer o ponto dominante. Sim, há uma atracção que se transforma em algo mais, há momentos de grande sensualidade e há um equilíbrio de atracção e controlo entre os protagonistas. Mas estes elementos são apenas uma parte da história e a forma como são descritos é até, por vezes, relativamente breve. Há toda uma história familiar para Alex, todo um conjunto de intrigas tecidas à sua volta e um novo mundo à espera de ser descoberto, cujos contornos apenas começam a vislumbrar-se na fase final.
Este é, aliás, talvez o único ponto que deixa sentimentos ambíguos. É que tudo termina num grande ponto de viragem, deixando muitas perguntas sem resposta e quase tudo em aberto para o que se seguirá. Fica, por isso, inevitavelmente, uma certa curiosidade insatisfeita, mas principalmente a vontade de ler o volume seguinte o mais rapidamente possível. Até porque, além do muito que fica por dizer, há também muito de intrigante e de cativante na parte da história que foi já contada. Nox, com as suas regras estritas e o contraste entre afecto e autoritarismo. Alex, querendo ser tudo o que a sua prisão dourada lhe negou. Os Montague, com os seus esquemas e intrigas para manter as aparências e perpetuar o nome. E, claro, Cy e Patrick, que apenas começam a revelar-se, mas que demonstram já um estranho e fascinante carisma.
E, sim, é um primeiro volume, e um primeiro volume não muito extenso, mas nada parece ser demasiado apressado. Tudo surge na medida certa, sejam os momentos de erotismo, sejam os ocasionais momentos divertidos ou os episódios mais dramáticos e emocionais. Há espaço para tudo e tudo se desenrola com naturalidade. Talvez seja até esta forma relativamente sucinta, mas certeira, de descrever as coisas a fazer com que os grandes momentos ganhem um tão grande impacto - pois, no que diz respeito à família de Alex, há muitas emoções fortes, tanto de empatia como de aversão, à espera ao longo do caminho.
Pode, pois, ser um livro que deixa muito sem resposta - mas este início de caminho tem já muito de bom para descobrir. Pois, com as suas personagens fortes, mas vulneráveis, a intensidade dos momentos sensuais e o delicado equilíbrio entre intriga, humor e emoção, abre da melhor forma o enredo de uma série que promete ainda muito mais. Um início promissor, portanto, e uma história a acompanhar. 

Título: Traição
Autora: Aleatha Romig
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário