segunda-feira, 12 de março de 2018

Caraval (Stephanie Garber)

Scarlett Dragna nunca saiu da ilha onde vive com a irmã sob as ordens de um pai cruel e autoritário, mas sempre sonhou com a magia de Caraval e as histórias que a avó lhe contava sobre o seu enigmático mestre. Por isso, nunca deixou de escrever a Legend, o Mestre de Caraval, na esperança de um dia poder vir a participar no jogo. Os anos passaram, no entanto, e agora Scarlett está prestes a casar-se com um desconhecido escolhido pelo pai. A esperança esmoreceu. Mas é precisamente nesse momento que recebe finalmente os tão ansiados convites e, quando se vê indecisa entre a promessa de segurança do casamento e uma magia que nunca repetirá, é a irmã que acaba por decidir por si. Só que, quando chegam a Caraval, nada acontece segundo o planeado. Legend raptou Tella, a irmã de Scarlett, e a única forma de a resgatar é vencendo o jogo. Porque, afinal, é apenas de um jogo que se trata. Ou será que não?
Uma dos aspectos mais poderosos da magia da leitura é a possibilidade de entrar num ambiente mágico, bastando para isso virar algumas páginas. E é também esta possibilidade uma das forças a dar alma a este livro. Caraval não é só um jogo. Caraval é um mundo à parte, cheio de magia e de potencial - e de enganos e de representações, sim, mas principalmente de uma estranha beleza em que tudo é novo e tudo é fascinante. É a construção de Caraval um dos grandes pontos altos deste livro e a forma como a autora a descreve, traçando com harmonia toda a magia do cenário e explorando-a ao ritmo das descobertas da protagonista, torna tudo simplesmente mágico. Pois é magia a palavra-chave nesta história - e magia não falta ao longo do caminho.
Mas, sendo certo que nem só do cenário vive a história, é daqui que partem as raízes de outra das facetas mais marcantes deste livro: a emoção. É fácil entrar na pele de Scarlett, compreender-lhe os sentimentos, empatizar com as suas circunstâncias. E isto relaciona-se com o cenário na medida em que, da mesma forma como a sua vida antes de Caraval e as experiências mais dramáticas despertam sentimentos fortes, também o seu espanto ante as maravilhas de Caraval e o seu delicado percurso de descobertas e expectativas transpõem facilmente o limiar da página, transmitindo ao leitor todo o impacto dessas mesmas emoções.
E, claro, onde há magia, há surpresas. Muitas surpresas, aliás, pois, se a história começa logo num registo de grande intensidade, há, ao longo do caminho, toda uma sucessão de voltas e reviravoltas que fazem com que tudo - mesmo tudo - seja possível e nada nem ninguém seja exactamente o que se espera. Tudo isto num percurso povoado por várias personagens tão marcantes como enigmáticas e que culmina num final que, deixando em aberto uma intrigante possibilidade futura, cativa por tornar possível o impossível.
Não é apenas um jogo, não. É todo um mundo de magia e de emoção. E, no fim, é esta a marca que fica desta leitura: uma viagem intensa e emotiva, em que há surpresas ao virar de cada esquina e nunca nada é tão simples como parece. Marcante, surpreendente, memorável... muito bom, em suma. 

Título: Caraval
Autora: Stephanie Garber
Origem: Recebido para crítica

Para mais informações sobre o livro Caraval, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário