segunda-feira, 5 de março de 2018

Divulgação: Novidade Parsifal

Durante quase meio século, milhares de portugueses foram forçados a sair do país por motivos políticos. De norte a sul, homens, mulheres, estudantes, professores, artistas, militantes, desertores ou refractários partiram em condições duras e tendo a incógnita como certeza. Saíram a salto, atravessando fronteiras a pé, de comboio ou em barcos improvisados. Não sabiam poderiam voltar, ficando três, cinco, dez ou mais anos em destinos tão diferentes como o Brasil, França, Suécia, União Soviética, ou Argélia, entre outros. O regime considerou-os traidores à pátria, colocou as suas fotografias nas fronteiras como se fossem criminosos. Mais de quatro décadas após o seu regresso, antigos exilados falam das suas experiências, revisitam os lugares que os abrigaram e recuperam vivências do seu contributo para a construção da Democracia, fazendo de Memórias do Exílio uma obra indispensável para entender a oposição e a luta à ditadura feitas desde o estrangeiro.


ANA ARANHA
Licenciada em Ciências da Comunicação. Prestigiada realizadora da Antena 1, autora de programas bastante aplaudidos e premiados. É responsável pelo ciclo de tertúlias «Vidas Prisionáveis», organizado pelo Museu do Aljube. Em 2014 publicou, com Carlos Ademar, No Limite da Dor.
 CARLOS ADEMAR
Mestre em História Contemporânea. Professor na Escola de Polícia Judiciária, formador de órgãos de investigação dos PALOP e um dos fundadores da Revista de Investigação Criminal. É autor da biografia de Vítor Alves e de vários romances históricos, com destaque para O Chalet das Cotovias e Na Vertigem da Traição.

Sem comentários:

Enviar um comentário