terça-feira, 6 de março de 2018

Escola da Noite (Lee Child)

1996. Após receber um medalha pelos bons serviços prestados, Jack Reacher é enviado para um modesto curso de cooperação entre agências. Mas, ao chegar ao destino, não tarda a descobrir que os outros dois "alunos" estão numa situação muito semelhante à sua: acabados de obter um grande sucesso, foram inesperadamente enviados para o anonimato. A conclusão não tarda a tornar-se clara: aquilo não é uma escola e os três elementos presentes foram escolhidos para levar a cabo uma missão delicada. Na Alemanha, uma célula jihadista recebeu a visita de um mensageiro que veio para mediar um grande e perigoso negócio. A mensagem é simples: o americano quer cem milhões de dólares. Mas quem é o americano e o que está ele a vender?
Com um enredo cheio de surpresas e um ritmo pautado pela acção constante, o grande ponto forte deste Escola da Noite é, sem dúvida alguma, a intensidade. Há sempre algo a acontecer, seja a nível da evolução do negócio, seja no percurso de Jack Reacher e seus aliados rumo à concretização da sua missão. No início, sabem bastante menos do que seria desejável e isso basta para despertar a curiosidade. E, à medida que o enredo evolui, cada resposta traz consigo novas perguntas e a dimensão do perigo torna-se cada vez maior. O resultado é uma leitura viciante em que a acção é o elemento dominante e não há grandes momentos mortos ou paragens para pensar.
Claro que, neste ritmo de acção constante, o desenvolvimento das personagens é feito como que ao compasso do tempo disponível. E, sendo certo que este livro é um volume já bastante avançado de uma série, será certamente verdade que a construção de algumas das personagens (principalmente Reacher) vem já de livros anteriores. Fica, é verdade, uma certa vontade de as conhecer um pouco melhor em termos de motivações, principalmente no que diz respeito a alguns grupos que entram na história numa fase um pouco mais avançada. Ainda assim, o essencial está lá e, no que diz respeito ao vilão, há algo de estranhamente cativante na sua mistura de ambições e expectativas. 
Importa ainda referir o contexto e a forma como, sem nunca perder de vista a intensidade do enredo, o autor consegue conjugar o ambiente vivido em diferentes períodos num equilíbrio intenso e envolvente. Por um lado, a história passa-se em 1996 e, por isso, a perseguição desenvolve-se sem recurso às tecnologias modernas, o que torna tudo bastante mais intrigante. Por outro, aquilo que procuram tem raízes ainda mais antigas e é desse período que vêm algumas das respostas mais interessantes. Além disso, alguns dos grupos envolvidos continuam bem presentes na actualidade, por isso vê-los a agir ao longo do enredo - com toda a sua rede de contactos e influências - torna tudo ainda um pouco mais interessante. 
A soma das partes é uma leitura intensa e viciante, com um enredo cheio de acção e personagens tão intrigantes como o cenário em que se movem. Uma boa leitura, portanto, e mais uma boa razão para querer conhecer mais das aventuras de Jack Reacher.

Título: Escola da Noite
Autor: Lee Child
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário