terça-feira, 10 de abril de 2018

A Bia Está a Crescer (Mònica Peitx e Cristina Losantos)

Crescer pode parecer uma coisa complicada, principalmente quando se chega àquela altura em que o corpo começa a mudar sem que entendamos bem porquê. Mas a verdade é que é tudo natural. Este pequeno livro explica as mudanças que ocorrem durante a puberdade no corpo das meninas e, sem alarmismos nem dramas, mostra como tudo pode ser novo sem deixar de ser normal. 
Pensado para os mais novos e com o claro objectivo de esclarecer relativamente às mudanças que o corpo sofre durante o crescimento, este livro tem na clareza a sua maior qualidade. Sendo um livro pensado para os mais novos, precisa necessariamente de uma certa simplicidade, mas, sendo um assunto tão relevante para quem está a passar por esta fase, não se pode simplificar em demasia. E é este equilíbrio entre acessibilidade e informação que este livro atinge da melhor forma: com as informações necessárias (e, acima de tudo, a ideia de naturalidade), sem se perder em demasiados pormenores, mas também sem deixar de fora nada de essencial.
Além de informativo, é também um livro bonito, com as ilustrações a facilitar a compreensão e também a dar mais vida à leitura. Pois, se é um livro sobre o crescimento, que melhor forma de assimilar o processo do que vendo a sua protagonista a crescer? A Bia das primeiras páginas é diferente da das últimas e a visualização deste crescimento torna tudo mais claro.
Claro que é um livro pensado principalmente para quem está a chegar a esta fase do crescimento, pois são estes quem tem mais dúvidas sobre o assunto. Mas não deixa de ser interessante realçar a facilidade com que tudo é assimilado a partir da breve história da Bia. Ora, isso faz deste livro uma boa forma de aprendizagem e também um bom ponto de partida para os pais que quiserem explicar aos filhos as mudanças da puberdade.
É um livro pequeno, simples, mas muito útil para quem está a crescer. E, de forma cativante e divertida, consegue transmitir a informação essencial para tornar o mais naturais possível as inevitáveis mudanças do crescimento. Muito interessante.

Autoras: Mònica Peitx e Cristina Losantos
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário