quinta-feira, 5 de abril de 2018

Espelho Mágico (Linda Chapman)

Maia leva uma vida normal, dividida entre a escola e as brincadeiras com as amigas, mas tem um segredo especial: ela acredita em magia. E, embora não o saiba ainda, o facto de a acreditar torna-a mágica. Do Mundo Estrela, foram enviados oito animais para encontrarem os seus Amigos Estrela e ensiná-los a usar a sua magia para o bem, e Maia e as amigas estão entre as escolhidas. Mas não se trata apenas de uma aprendizagem. Anda a alguém a usar Magia Negra no mundo e os Amigos Estrela precisam de travar os seus efeitos... Até porque estes parecem estar em acção mais perto do que as amigas julgam. 
Pensado para um público jovem, mas com o tipo de magia que cativa leitores de todas as idades, este é um livro que, na sua simplicidade, contém todos os elementos essenciais para uma boa aventura. Magia, uma luta entre o bem e o mal, amizade, coragem, animais que falam e momentos de perigo e de superação. Claro que, para uma mente adulta, a fronteira entre o bem e o mal nunca é tão nítida como nesta história. Mas não deixa de cativar a oportunidade de voltar a um ponto de vista em que tudo era mais simples. Há o bem e há o mal - e a necessidade de fazer o que está certo. E este último ponto permanece, pois fazer o que está certo (mesmo que seja o caminho mais difícil) é sempre a melhor opção.
Apesar de ser simples na perspectiva que as personagens têm das coisas, não deixa de ser uma história cheia de pequenas surpresas para descobrir. O Mundo Estrela, com os seus animais mágicos e a forma como interferem no mundo, traz à história uma série de elementos fascinantes. Além disso, as ilustrações realçam esta magia, tornando as coisas mais claras e reforçando a impressão de ternura que fica da relação entre as amigas e os seus Animais Estrela. O resultado é um livro em que as páginas passam a voar, tal é a facilidade de entrar no enredo e a vontade de saber o que acontece a seguir.
E depois há ainda um outro aspecto interessante. Bem e mal podem estar claramente definidos, mas as relações entre personagens já não são assim tão lineares. Quando se está a crescer, as amizades surgem e esbatem-se rapidamente - com a excepção dos raros casos que estão como que destinados a ficar para sempre. E isto reflecte-se no percurso da história: as diferenças entre Ionie e Maia e a relação de Clio com Beth realçam bem algumas das especificidades do que são essas amizades - abrindo assim espaço a um certo reconhecimento.
Da soma das partes resulta uma leitura cativante e divertida para os mais novos... e não só. Uma história de aventuras e de amizade em que a magia está em todo o lado e, com a ajuda dos amigos, tudo é possível. Gostei.

Título: Espelho Mágico
Autora: Linda Chapman
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário