quinta-feira, 10 de maio de 2018

Violeta e Índigo Descobrem Almada Negreiros (Isabel Zambujal e Sebastião Peixoto)

Basta uma pincelada - e lá vão de novo o Índigo e a Violeta explorar a vida de um célebre pintor. Desta vez, o eleito é Almada Negreiros e a obra tão vasta que não faltam locais interessantes para os dois amigos visitarem. E, pelo caminho, além de conhecerem a história do pintor, visitam também outras figuras conhecidas...
Ao quarto livro lido desta colecção, a verdade é que não há nada de muito novo a acrescentar. Importa, por isso, realçar as mesmas características comuns que tornam estes livros cativantes e que, no global, formam uma colecção coesa em que cada livro se lê independentemente, mas o conjunto forma uma aventura mais vasta.
Todos os livros seguem essencialmente a mesma fórmula, oscilando entre os momentos divertidos protagonizados pelos dois amigos e uma breve síntese da vida do pintor. Isto num registo simples e cativante, em que as ilustrações cheias de cor - e aproximando-se, talvez, um pouco, ao traço do mestre retratado no livro - complementam o texto na perfeição. São livros simples, pensados para os mais pequenos - daí que a informação apresentada seja sempre bastante sucinta - mas que representam um bom ponto de partida para despertar a curiosidade e a vontade de saber mais. E são também livros com uma pequena base de interactividade, pois as actividades incluídas no fim lançam vários desafios aos pequenos leitores.
Olhando para este livro específico, sobressai a mesma impressão que dos restantes: a de um relato bastante sucinto, mas que permite conhecer o essencial sobre a vida do pintor. Relato esse que, complementado pelas ilustrações e pelas imagens de algumas obras mais conhecidas, ganha mais vida, alimentando a tal curiosidade face à descoberta da pintura e dos seus grandes nomes. 
Haverá mais a descobrir? Há sempre. Mas, sendo um livro infantil, importa que a informação essencial esteja presente, e que seja contada de forma clara, simples e divertida. E é precisamente isso que acontece. Para saber mais, há tempo e outros livros, uma vez criada a vontade de descobrir.
Não há nada de novo para dizer, mas quando os pontos comuns são bons, que importa? E este livro, tal como os outros volumes desta colecção, tem tudo para cativar os mais novos, abrindo-lhes as portas do mundo da pintura e despertando a curiosidade em saber sempre mais. Vale a pena, portanto, acompanhar as aventuras da Violeta e do Índigo.

Título: Violeta e Índigo Descobrem Almada Negreiros
Autores: Isabel Zambujal e Sebastião Peixoto
Origem: Recebido para crítica

Sem comentários:

Enviar um comentário